Processo de rebitagem em aeronaves de grande porte

Acredito que você já tenha visto um rebite, seja em uma máquina, churrasqueira, portão ou outro equipamento que necessite de uma fixação firme e resistente. No dia a dia, estamos acostumados a ver os famosos rebites pop, pela sua facilidade de cravação e eficiência. Mas hoje, iremos conhecer um pouco mais sobre os rebites sólidos, um dos itens mais utilizados em processos de fixação em aeronaves de grande porte.



Em todas as áreas estruturais de uma aeronave, é necessário a utilização dos rebites sólido para a fixação de componentes, e nesse post, focaremos somente nos rebites sólidos de ALUMÍNIO, que são os mais comuns nas estruturas.



Os rebites possuem funções importantíssimas nas aeronaves, por isso, possuem características diferentes dependendo da área em que será usada, por exemplo: Rebites dos painéis das portas dianteiras de um A320 devem ser mais resistentes que os rebites de uma portinha de acesso na parte traseira da aeronave.Isso se deve à regiões que sofrem mais estresse e fadiga durante o voo ou por conta da aerodinâmica, levando em consideração que os rebites sofrem a tensão de cisalhamento, desenvolvida pelos componentes que estão sendo fixados:


Os rebites podem ser Escariados ou com cabeça protuberante, como vemos na foto a seguir: 

Cabeça Protuberante
Cabeça escariada


Cravação de rebites sólidos


Bem rapidamente, já tivemos uma idéia de onde são usados os rebites sólidos e qual a sua finalidade; para compreender a cravação dos rebites, resolvi colocar um vídeo, que tenho certeza que ficará muito mais fácil de entender o processo.



A martelete aplica batidas continuas sobre a cabeça de fabrica do rebite, onde do outro lado do rebite, com o uso de uma barra ( Bucking bars) faz com que o rebite se expanda e forme uma contra-cabeça uniforme, fixando o componente adequadamente.

Cabeça deformada pela barra
Cabeça deformada e cabeça protuberante
                                      
Vale lembrar, que mesmo "parecendo" um processo simples e rápido, a cravação de rebites envolve muitas outras práticas em que devemos seguir, conforme os manuais de manutenção, porém, esse  post serve para somente para guia-los quando o assunto é estruturas.
O uso dos rebites na aviação são inimagináveis, ou melhor, incontáveis, nos próximos post, abordaremos outros assunto que possam agregar mais valor a esse assunto.

Alias, devemos sempre ficar atualizados com relação à estruturas, pois é uma área que exige muito conhecimento e prática do mecânico.

Qualquer dúvida, é só comentar logo abaixo da postagem, terei o prazer em ajudá-lo.

Até mais! 






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